HUMANA, DEMASIADO HUMANA

Quando iniciei minhas leituras de Nietzsche (em meados de 2002), percebi que uma figura feminina teve relação direta com o filósofo alemão: Louise Andreas-Salomé, (Lou). A vejo como o alter ego às avessas do próprio Nietzsche. 

Anos depois, ao ler biografias de Nietzsche, descobri um pouco mais dessa magnífica mulher. Por fim, encontrei este livro dedicado a ela HUMANA, DEMASIADO HUMANA. Assim está na "orelha":

"[...] Lou Andreas-Salomé sedutora mulher e intelectual sedutora, que viveu na passagem do século XIX para o século XX.

Sua vida cercou-se de uma constelação de grandes nomes da cultura ocidental. Despertou paixão em Nietzsche, com quem dialogava de igual para igual, foi amante do inefável poeta Rainer Maria Rilke, foi amiga e colaboradora de Freud, conviveu com Wagner e sua mulher Cosima, que por sua vez era filha de Lizst, frequentava a casa de Tolstói e, sobretudo, entregou-se a uma vida amorosa fora dos padrões convencionais e deixou uma consistente obra de romancista, ensaísta e autora de teatro. 

Ninguém cruzava por essa mulher com indiferença. Começou aos 17 anos, desencadeando tensa paixão no pastor Hendrik Gillot, 42 anos que era também seu tutor intelectual. Gostava de relações triangulares, ainda que aparentemente apenas intelectuais, como a que manteve com Paul Rée e Nietzsche. Casamento legal, foi apenas com Carl Andreas, com quem não mantinha relações sexuais. Com Zemeck teve um CASAMENTO OFICIOSO de que resultou um (talvez) aborto. Mantendo estas relações abertamente, escandalizaria as sociedades russas, vienenses, parisienses, suíças e alemãs. 

Lou e seus notáveis amigos pensavam o mundo, julgavam a história exercendo a inteligência e o conhecimento voluptosamente. Alguns, como Nietzsche, Rée e Zemeck, aproximando-se por demais da beira deste abismo, ou enlouqueceram ou se mataram. No entanto, Lou parecia atravessar a fogueira e a tempestade das paixões como se estivesse indo a outro endereço". 

Eu conheci/conheço algumas mulheres que são ou a reencarnação de Lou Andreas-Salomé ou têm a alma desta no corpo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estes olhos que choram?

Liberdade, angústia e responsabilidade

Desejo, necessidade, vontade