CRETINOS DIGITAIS

A LITERATURA EMPÍRICA DE DESMURGET É O MOTIVO PELO QUAL REDUZI DRASTICAMENTE MINHA VIDA ON-LINE; TAMBÉM É O MOTIVO PELO QUAL MINHA FILHA DE 12 ANOS AINDA NÃO TEM CELULAR.

O livro A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças, escrito por Michel Desmurget e publicado no Brasil em 2021, convida o leitor a uma ampla reflexão sobe os impactos do uso das telas digitais no desenvolvimento infantil. Desmurget escreve a obra num momento em que as atuais gerações dedicam um grande tempo de suas vidas para interagir com smartphones, tablets, computadores, redes sociais e televisão. É um livro que instiga a pensarmos sobre a saúde física, mental e intelectual de crianças, jovens e adultos e nos provoca a aprendermos a conviver e nos relacionarmos de uma maneira saudável com as telas.

Existe vida real fora de Facebook, Instagram e demais redes. Jamais vou trocar horas de leitura prazerosa, de ouvir música ou de estar na companhia de pessoas que significam muito para mim para me relacionar com uma tela cuja pessoa do outro lado sequer conheço. 

Os livros do autor francês são um alerta para o tipo de ser que estamos formando: débeis mentais, cretinos, idiotas que não sabem o valor das relações humanas; crianças que não brincam mais... lamentável.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estes olhos que choram?

Liberdade, angústia e responsabilidade

Desejo, necessidade, vontade