quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sobre Opressor e Oprimido


De uma forma simplificada podemos dizer que o "american way of life", o modo americano de vida (e também da Europa Ocidental) se tornou o referente universal na dinâmica da emulação social em nível global. O desejo de se tornar um ser humano respeitado pela sociedade os leva a imitar o desejo de consumo dos ricos consumidores dos países ricos. Um efeito colateral desse obsessão pelo consumo é a ameaça ao nosso meio ambiente.

A internalização do "modo americano de vida" ou o assumir a imagem do "consumidor-perfeito" como modelo de ser humano a ser imitado traz sérios problemas e contradições para a luta por uma sociedade mais humana e justa. Paulo Freire, em seu clássico livro A pedagogia dos oprimidos, já assinalava isso dizendo que um grande problema na luta pela libertação dos oprimidos está no fato de que eles "hospedam" dentro de si o opressor. A estrutura do pensar do oprimido "se encontra condicionada pela contradição vivida na situação concreta, existencial, em que se 'formam'. O seu ideal é, realmente, ser homens, mas, para eles, ser homens, na contradição em que sempre estivera e cuja a superação não lhes está clara, é ser opressores. Este são o seu testemunho de humanidade."

Freire percebe que o processo pelo qual o oprimido hospeda o seu opressor não se dá primeiramente pelo discurso ideológico, no âmbito da consciência, mas sim através do desejo de ser como o opressor, que é visto como modelo de ser humano. Os oprimidos se sentem atraídos pelo opressor, desejam participar da vida deles, ser como eles. Nas palavras de Freire: "Há [...] em certo momento da experiência existencial dos oprimidos, uma irresistível atração pelo opressor. Pelos seus padrões de vida. Participar destes padrões constitui uma incontida aspiração. Na sua alienação querem, a todo custo, parecer com o opressor. Imitá-lo. Segui-lo. Isto se verifica, sobretudo, nos oprimidos de 'classe média', cujo anseio é serem iguais ao 'homem ilustrado' da chamada classe 'superior'.

Fonte:
Sung, Jung Mo. Desejo, Mercado e Religião. p.13-14.

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