quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Consideração Básica sobre a existência de Deus

Paul Tillich
As palavras a seguir não são minhas. Pertencem ao teólogo alemão Paul Tillich. Porém faço das palavras desse ilustre pensador as minhas, pois acredito que sintetizam bem meus pensamentos acerca do divino.
 Tillich criou o conceito de " Deus acima de Deus". Sobre isso, Jorge Pinheiro - cientista da religião e, grande especialista do pensamento tillichiano - afirma:
"...'Deus acima de Deus'. Essa formulação não se refere a existência de um super-Deus, mas que mesmo que houvesse o desaparecimento do Deus pessoal, Ele continuaria presente na fé."

Afirma Tillich:

  Tanto os teólogos como os cientistas críticos, contrários a  crença de que a religião seja um dos aspectos do espírito humano, definem a religião como relação humano com seres divinos, cuja existência é afirmada pelos teólogos e negada pelos cientistas. Mas é justamente essa ideia que trona impossível a compreensão da religião. Se começamos argumentando em favor ou contra a existência de Deus, jamais iremos encontrá-lo. Quando afirmamos sua existência mais difícil será alcançá-lo do que se a negássemos. Qualquer Deus que venha a ser objeto de nossas argumentações a respeito de sua existência ou negação dela, seria apenas uma coisa entre outras no Universo. Há bons argumentos tanto a favor como contra sua existência. É lamentável que os cientistas pensem ter refutado a religião depois de ter demonstrado, com razão, que não há qualquer evidência para se afirmar a existência de Deus. Na verdade, não apenas refutaram a religião, mas lhes prestaram inestimável serviço. Forçaram-na a reconsiderar e a reformular o significado dessa tremenda palavra: Deus. Infelizmente, inúmeros teólogos caíram no mesmo erro. Começam suas mensagens afirmando a existência de um ser superior chamado "Deus", cuja revelação teriam recebido. Tais teólogos dão os primeiros passos no caminho inevitável do ateísmo. Os teólogos que descrevem Deus como o mais alto dos seres e se arvoram a fornecer informações sobre ele, provocam irresistivelmente, a resistência dos que são chamados a se submeter à autoridade de tal informação.

Teologia da Cultura - Ed Fonte Editorial pág 41-42.




Nenhum comentário:

Postar um comentário