sábado, 31 de agosto de 2013

Retratos da desgraça

Pai chorando o filho morto em um bombardeio na Síria
"Senhor Deus dos desgraçados" o que é isso? Que dor é essa que chega paralisar nosso coração nos tira o fôlego e nos lança num mar de lágrimas?
"Senhor Deus dos desgraçados" olhe para mim e se houver misericórdia, de mim tenha. Tiraram meu filho (único talvez). Porque? Ah se ele retornasse e de novo me chamasse de pai! Que impotência essa minha... Façamos um acordo Senhor Deus dos desgraçados: minha vida pela e meu filho. Façamos essa troca eu a aceito incondicionalmente...

Você já sentiu a dor do outro? Já chorou lágrimas que não eram para você? Já sentiu um aperto no coração e um nó na garganta ante a desgraça alheia? Se sua resposta for sim, então há empatia/simpatia em você. Sentir a dor do outro é sinal que ainda somos humanos. Quando choramos a dor alheia não é só a tristeza que está implícito, mas uma revolta a uma pergunta sem resposta, de uma banalidade infinita, de algo que transcende nossa mera existência... ou mesmo entendimento.

Por um momento foi assim que me senti ao ver a imagem acima. A primeira pergunta que me veio a mente foi "Que desgraça é essa?" Mergulhado em meu contexto histórico-cultural, lembrei-me que o poeta Castro Alves, em seu famoso e penoso poema O Navio Negreiro, se refere a Deus como "Deus dos desgraçados" e a Ele pergunta: "Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós Senhor Deus! Se é loucura... Se é verdade tanto horror perante os Céus..." Coincidentemente, também me perguntei: É loucura ou é verdade?

Se é loucura tudo bem. Tudo está bem justificado! Somos loucos irresponsáveis por nossos atos. Somos humanos loucos que habitam em um grande hospício chamado Terra. Se é loucura não é real. Ebaa!! É tudo fantasia (solipsismo). Mesmo a maldade é sintoma de nossa doença: A loucura.

Mas, e se for verdade?! E agora, Senhor Deus dos desgraçados? É verdade tanto horror perante os céus? Se é verdade então o peso dessa realidade me deixará, cedo ou tarde, louco. Quem me deu boas vindas a esse deserto do real? Deus, talvez o diabo? Que me importa saber? Sei sim, que é real tanto horror perante os céus e pior: tanto horror perante os céus foi feito por nós humanos. Nós que retratamos em cores vivas as desgraças alheias... Que nos resta agora? Lamentar.

Sobre a foto

Uma imagem fala mais que mil palavras. A comovente imagem acima foi uma das vencedoras do prêmio Pulitzer de jornalismo. De autoria do espanhol Manu Brabo, a foto foi feita em 3 de outubro de 2012 em Aleppo, segunda maior cidade da Síria, durante uma ação do Exército contra rebeldes que antes haviam explodido bombas. A foto mostra a monstruosa face da guerra civil na Síria.
Nos parece que imagens chocantes como essa estão se tornando comum na Síria. Recentemente a VEJA publicou uma foto  onde várias crianças sírias mortas se estendiam lado a lado. (Vide imagem abaixo)
Crianças mortas em ataque com gás










Para ver mais imagens vencedoras do prêmio Pulitzer vide https://www.pulitzer.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário