domingo, 20 de março de 2011

Eu refocilei, e você?


Eu estava cansado. Ninguém me disse que viver cansa (se assim o tivesse feito eu não teria nascido). O que cansa na vida? Será que as estrelas não cansam de brilhar?

 O que cansa é o monótono; a prática executada cotidianamente da mesma maneira. Ser a mesma pessoa é de igual modo estafante. Seres humanos não são inertes. Vivemos numa eterna mudança, e isso diariamente.

É aquilo que chamo de ¨persona nossa de cada dia¨. Desta forma, eu não sou a mesma pessoa que fui ontem; nem serei a mesma de amanhã. ¨Basta cada dia o seu mal¨. Outras coisas também são doentias: defender os mesmos conceitos sem possibilidade de mudança; dizer as mesmas palavras e ouvir o mesmo sermão. Neste sentido o evangelho não existe. Pois não há nada de novo senão repetições infindas do mesmo.¨ Se uma música fosse infinita, seria insuportável¨ disse Rubem Alves, e eu concordo com ele.

 Vivemos numa canseira generalizada e não sabemos ao certo de que.

 Tá, eu entendi que estamos indispostos mas o que é refocilar? Pra responder a essa pergunta eu convido o ilustre Mário Sérgio Cortella.(...) ¨De onde vem tal entendimento? Em latim o vocábulo focus (fogo) ganhou o diminutivo focilus (foguinho) não na acepção ébria, tão inconveniente por estes festejos, mas indicando o esquentar, aquecer, e, por extensão, reanimar. Refocilar é, portanto reaquecer e revigorar.(...) ¨Algum repouso, enfim, com que pudesse/ refocilar a lassa humanidade¨ ( Camões). Nieztche certa vez disse que não há ressurreição se não houver morte. Portanto, o cansaço é a ante sala da renovação (refocilamento).

 A Bíblia também fala sobre isso. Quem nunca leu Isaías capítulo 40 versículos 28-31?  ¨Vocês ainda não entendem? Ainda não ouviram que o Deus eterno, o criador de todo mundo, nunca se cansa nem perde suas forças? Ninguém é capaz de imaginar a grandeza da sua sabedoria. Ele dá forças aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem, de tanto cansaço mas os que esperam no Senhor sempre renovam (refocilam) suas energias. Sobem voando como águias.¨ (BV).
 Pensado desta forma fica fácil entender até por quê dormimos. Descansar. ¨Dormir pro dia nascer feliz¨. Recarregar as energias e, enfrentar um novo dia que acaba de raiar.

 Quando cansei
Quando cansei de amar, a indiferença chegou.
Quando cansei de odiar, a atitude me quis.
Quando cansei das palavras, preferi o silêncio... Quando do silêncio, quebrei com o som da minha voz.
Quando cansei de mim, não me olhei no espelho e fui ler um livro...
Quando cansei de pensar, fui dormir e sonhar
Quando cansei de sonhar acordei.

       Erivan


Nenhum comentário:

Postar um comentário