domingo, 20 de março de 2011

Onde está Deus?

 Você não ouviu falar do louco que, nas claras horas da manhã, acendeu uma lanterna, correu para o mercado e se pôs a gritar inscessantemente:¨ Estou procurando Deus¨?
 Não sei se estou ficando louco - talvez esteja - mas as vezes me faço a mesma pergunta que o louco de Nieztche. Me vejo com uma lanterna na mão procurando Deus. Não consigo. Por mais que tente. Não ouço a voz de Deus nas ¨pregações¨. Os pregadores até falam com autoridade. Falam em nome de Deus, fazem coisas em nome de Deus. Se dizem inspirados mas eu não ouço Deus. Não os vejo como ferramentas exclusivas. (Deus não tem ferramentas particulares). Muitas vezes os vejo como tolos, (que Deus me perdoe). São atores involuntários - ou voluntários - no tearo da vida. Construiram um deus que não existe. A sua imagem e semelhança. Esse deus é implantado na cabeça dos inocentes de domingo a domingo. Aquilo que Augusto Boal chama de ¨invasão dos cérebros¨. Em uma passagem do seu livro, Boal diz o seguinte:(...) Exemplos maiúsculos dos usos que se faz de deuses, inventados e improváveis, cruéis e vingativos, são as teocracias que se exerciam no passado e ainda hoje se mostram devastadoras tanto no Oriente como no Ocidente. Nenhum livro, nenhuma revelação supostamente divina, nem profetas se podem dizer sagrados se pregam a destruição dos inimigos como fazem e fizeram, em recentes e antigos genocídios e holocaustos, contra ameríndios, armênios, curdos, judeus, ciganos e palestinos, ou lutas intestinas entre seguidores de Moisés, e também de Jesus. Todo objeto religioso trás em si a ideologia, as estratégias, táticas e objetivos de agrupação que o adota e que nem sempre são religiosos, mas econômicos e territoriais (...) a sua utilização política antedemocrática baseada no saber de uns e na ignorância do rebanho: algumas religiões assim chamam,¨carinhosamente¨, os fiés apaziguados, domesticados. Pastores nomeiam fiéis como ovelhas sem pensar que, se as ovelhas são mansas, sem livre-arbítrio e sem iniciativa, não por escolha ética: é porque lhes faltam neurônois. Entre os animais de grande porte, ovelhas e carneiros são os que menos neurônios possuem... incapazes de reagir, chorando diante da faca, pagam o preço de sua escassez neurótica(...)
  Sinto que Deus não está mais nas igrejas. Se estivesse se enojaria de nossos cultos. Ritos e representações, muitas vezes fingida. Um sistema religioso doentio contamina milhares de vítimas com falsas promessas. É provável que nas próximas décadas teremos uma multidão de pessoas desiludidas, desenganadas com o sistema eclesial vigente. O povo de Israel tinham esse problema: reduziram a verdadeira adoração a Deus em ritos mortos. Liturgia cansativa e sacrifícios de tolos. O salmista Davi entendeu isso quando escreveu o Salmo 51:16 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. No Novo Testamento, a religião seguiu o mesmo caminho. Era isto que deixava Cristo irado, não os pecadores, mas os religiosos. Leia o NT e compare o tratamento de Cristo dado aos pecadores e aos religiosos. Veja a repreensão dada aos fariseus em mateus capítulo 23. José Comblin reflete sobre isso no seu livro ¨O que é a Verdade?¨. Vejamos alguns trechos: A verdade liberta da mentira(...) a grande mentira é o engano em nome de Deus(...) A moral foi reduzida a um código de pecados e obrigações jurídicas (...) Todo caminho de Jesus foi reduzido a um código de dogmas para crer, de sacramentos para receber e de leis para observar(...). Continuamos sendo marketeiros de nossa própria imagem. Vendemos nossa santidade aos outros. Servimos de vitrine e modelo para os demais. Realmente, não encontro Deus.
  Será  que Jesus se sentiria bem num lugar onde pastores tem assentos diferenciados? Num lugar onde tais pastores tem um culto só pra si (esse culto é chamado de culto de aniversário do pastor)? Tenho pra mim que Deus está entediado. Sim, Deus está com tédio  desses ¨hinos¨ que não o adoram. São cantados a centenas de anos. Isso é uma real idolatria de louvores.
  Não. Acho que Deus não está nos nossos cultos de representações.
 As vezes me pergunto se seria possível medir o poder de Deus pela quantidade de barulho que produzimos. É de dar vergonha. Meu Deus, estamos nas mãos de mercenários. Membros são medidos por oferta generosa e dízimos gordos; os bajuladores são os privilegiados. As escolas dominicais não formam pensadores. Não os ensinam a pensar, mas a usar a fé ( como se esta fosse uma ferramenta ) como muletas; aprendem a adorar sua própria igreja. Que organização é essa? Meu Deus, isso é o teu corpo? Lembro-me de Rosa Luxemburgo que disse: Tais organizações religiosas se converteram em cascas inúteis, quando atuam sobretudo como um fim em si (...) Elas sufocam qualquer movimento, qualquer tipo de vida, substituindo-a por algo fictício. Tais organizações só são úteis para aqueles que se servem delas. (...) Eu completo dizendo que foi isso em que o cristianismo atual se tornou: casca vazia.
  Deus, estou envergonhado de tais organizações que se passam por teu corpo.
  Deus, acho que estou enlouquecendo de ouvir tantas vozes que se passam pela tua. São profetas, são pregações, são louvores, revelações... Em meio a esse pandemônio eu só queria ouvir tua voz. E os teólogos?Pobres que são, enlataram o pensamento. Tudo é doutrina incontestável. Produzem milhões de livros, mas em nenhum te ouço. Por mais que tente não te ouço.
  Eu não sei se era são, e agora estou ficando louco, ou se era louco e agora estou ficando são. Só sei que não te ouço mais. Estaria eu surdo quando todos os outros te ouvem?
  Deus, seja sincero comigo, onde estás?
 Erivan
Leitura sugerida:
1) Pode o homem viver sem Deus? in Zacharias, Ravi - ed. mundo cristão;
2)O que é a verdade? in Comblin, José - ed. paulus;
3)A estética do oprimido in Boal, Augusto - ed. funarte;
4) O que é ideologia? in Chauí, Marilena - ed. brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário